Palmeiras Retoma Liderança no Brasileirão e Já Mira Libertadores: Vitor Roque Desencanta
O Palmeiras reassumiu a ponta do Campeonato Brasileiro após vencer o Vasco da Gama por 1 a 0 no último domingo (4), em confronto disputado no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Com o resultado positivo, o Verdão não teve tempo para comemorações prolongadas e já voltou suas atenções para a próxima missão: manter os 100% de aproveitamento na Copa Libertadores da América.
Vitor Roque Desencanta e Garante Vitória Alviverde
Foto – Cesar Greco / Powered by @canonbr
O grande destaque da partida contra o Vasco foi o atacante Vitor Roque. O camisa 9 finalmente quebrou o jejum e marcou seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras desde sua chegada ao clube. Em jogo equilibrado na capital federal, o jovem atacante foi decisivo para garantir os três pontos que colocaram a equipe de Abel Ferreira novamente na liderança do Brasileirão.
“O sentimento é de alívio e de muita felicidade. Desde a minha estreia, tenho buscado esse gol e, graças a Deus, pude marcar ontem. Graças a meus companheiros também, ao Palmeiras, a todo o staff, que me ajudou bastante, ao professor Abel. Estou muito feliz e realizado com esse gol”, declarou o atacante em entrevista após o treino desta segunda-feira.
O jogador também fez questão de agradecer o apoio recebido desde sua chegada ao clube: “Fui recepcionado da melhor maneira possível. Todos os meus companheiros têm me ajudado dia após dia. A comissão técnica também, todos me apoiam a cada treinamento e sempre falavam ‘vai sair, fica tranquilo, nós vamos te ajudar para sair esse gol’.”
Foco Total na Libertadores
Com a vitória sobre o Vasco ainda fresca na memória, o elenco palmeirense já se reapresentou na Academia de Futebol na manhã desta segunda-feira com foco total no confronto contra o Cerro Porteño, marcado para quarta-feira (7), às 21h30 (horário de Brasília), no Paraguai.
Os titulares do jogo de domingo realizaram apenas atividades regenerativas no centro de excelência, enquanto o restante do grupo participou de trabalhos técnicos em campo reduzido com objetivos específicos determinados pela comissão técnica de Abel Ferreira.
A boa notícia para o treinador português foi a participação do lateral-direito Marcos Rocha em tempo integral na atividade. O experiente defensor está em fase final de transição entre a parte física e técnica após se recuperar de um edema na panturrilha. Por outro lado, o atacante Bruno Rodrigues cumpriu cronograma específico sob cuidados do Núcleo de Saúde e Performance no gramado, enquanto o zagueiro Micael seguiu tratamento com a fisioterapia na parte interna devido a um entorse no tornozelo esquerdo.
Retrospecto Positivo Contra o Adversário Paraguaio
O Palmeiras tem um histórico extremamente favorável contra o Cerro Porteño. O clube alviverde venceu os últimos cinco confrontos com o time paraguaio, todos sob o comando de Abel Ferreira na Libertadores. No total, foram impressionantes 14 gols marcados e apenas um sofrido nos duelos válidos pelas oitavas de final de 2022 e pelas fases de grupos de 2023 e 2025.
Jogando em território paraguaio, o Verdão venceu as três partidas mais recentes e jamais conheceu a derrota contra este adversário: são quatro vitórias e três empates no total, todos pela competição continental. O clube paraguaio é o time que o Palmeiras mais enfrentou (15 jogos), mais venceu (nove vitórias) e contra quem mais balançou as redes (31 gols) em toda a história de sua participação na Libertadores.
Sobre o confronto que se aproxima, Vitor Roque demonstrou cautela: “Com certeza vai ser um jogo muito difícil. Sabemos que Libertadores é outra competição, uma competição mais pegada, mas estamos trabalhando firmes e focados. Não há tempo para comemorar. Estamos trabalhando com muita humildade, sabendo que vai ser um adversário difícil fora de casa. Vamos lá com toda a força, tentar ganhar mais três pontos e seguir como líderes do grupo.”
Abel Ferreira terá mais um treino nesta terça-feira na Academia de Futebol antes de seguir com a delegação para Assunção, capital paraguaia, onde buscará manter a invencibilidade na competição continental e dar mais um passo rumo à classificação para as oitavas de final da Libertadores.
A partida contra o Cerro Porteño será a quarta do Palmeiras na fase de grupos desta edição da Libertadores, competição que o Verdão busca conquistar pela quarta vez em sua história, após os títulos de 1999, 2020 e 2021.
