Palmeiras finaliza preparação para enfrentar o Vasco em Brasília e inicia maratona de jogos fora de casa
Verdão defende invencibilidade histórica contra o time carioca enquanto enfrenta calendário desafiador em maio
Raphael Veiga, recuperado de lesão, é uma das novidades para o confronto
O Palmeiras encerrou na manhã deste sábado (03) sua preparação para o confronto com o Vasco da Gama, válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo, marcado para este domingo (04), às 16h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, dá início a uma sequência desafiadora de jogos fora de casa para o Verdão em maio.
A delegação alviverde embarca para a capital federal no início da tarde, iniciando uma rotina que se tornará comum neste mês. Durante maio, o time comandado por Abel Ferreira realizará cinco dos nove jogos previstos longe da capital paulista, com viagens programadas para Brasília, Paraguai, Barueri, Bragança Paulista e Belo Horizonte.
+ Palmeiras se reapresenta aos treinos com reforços que retornam de lesão
Na atividade realizada na Academia de Futebol, os jogadores participaram de um trabalho focado em bolas paradas, tanto ofensivas quanto defensivas, além de exercícios técnicos em campo reduzido. A boa notícia para a torcida palmeirense é que atletas em processo de transição física como os laterais-direitos Mayke e Marcos Rocha, assim como o meia Raphael Veiga, treinaram normalmente com o restante do elenco e devem reforçar o time nesta rodada.
A presença de Veiga é especialmente importante para o esquema tático de Abel Ferreira, que vem adaptando o time às constantes viagens. Apesar do calendário cansativo, o Palmeiras tem feito apresentações consistentes como visitante, com vitórias recentes sobre Internacional, Fortaleza, Bolívar (na altitude) e Ceará.
continua após a publicidade
“Este é o pior ano de todos em relação àquilo que tem a ver com o calendário. Mas temos que jogar com ele. Todos vão ter que jogar com ele. O sorteio foi este que calhou, as viagens foram estas que calharam. Ninguém fez propósito dentro do clube para ter tantas viagens fora, para passar noites sem dormir no avião”, desabafou recentemente Abel Ferreira sobre a maratona de jogos.
Para o confronto com o Vasco, a comissão técnica deve optar por uma formação com Giay na lateral direita, aproveitando o bom momento do jovem jogador, enquanto administra o retorno gradual de Mayke e Marcos Rocha ao time titular.
continua após a publicidade
Abel Ferreira durante treino tático na Academia de Futebol (Foto: Fabio Giannelli/AGIF)
Retrospecto favorável
O Verdão entra em campo defendendo uma invencibilidade de 12 partidas contra o Vasco, somando oito vitórias e quatro empates desde a última derrota, em 2015. Esta já é a maior série invicta da história do confronto, igualando a sequência registrada entre 1951 e 1959.
Além disso, o Palmeiras venceu as últimas três partidas contra o clube carioca e busca a quarta vitória consecutiva, algo que não acontece neste século. A última vez em que conquistou quatro vitórias seguidas sobre o Vasco foi em 2000.
Calendário de maio
Após o duelo em Brasília, o Palmeiras terá pela frente uma agenda intensa no mês de maio. No Allianz Parque serão quatro partidas: contra Bolívar (Libertadores), Ceará (Copa do Brasil), Flamengo e Cruzeiro (ambos pelo Brasileirão). O clássico contra o São Paulo, apesar do mando de campo ser do Alviverde, será disputado na Arena Barueri.
Provável escalação do Palmeiras
Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Emiliano Martínez, Richard Ríos, Felipe Anderson; Estêvão, Facundo Torres e Vitor Roque (Flaco López).
O Palmeiras ocupa atualmente a segunda colocação do Campeonato Brasileiro com 13 pontos, apenas um atrás do líder Flamengo. Uma vitória contra o Vasco pode levar o Verdão à liderança, dependendo do resultado do time rubro-negro na rodada.
